Quais os cuidados que os pais devem ter com os filhos na internet
A internet está presente na maioria dos lares brasileiros, um instrumento de entretenimento e conhecimento indispensável na vida de qualquer pessoa. As crianças de hoje, já nascem com esse mundo virtual presente no seu dia a dia, e não é de se admirar que dominam esses instrumentos melhores que muitos pais. Muitos pais não têm esse domínio, não conhecem os programas e aplicativos e os riscos e perigos que representam para os filhos, outros devido as jornadas de trabalho longas e cansativas não acompanham o que os filhos fazem e olham na internet. Existem alguns cuidados que os pais devem ter com os filhos, pois a pedofilia, a pornografia e os crimes virtuais estão presentes a todo momento no mundo virtual. A internet oferece diversas possibilidades e riscos que podem ou não causar riscos e danos as crianças. Nos últimos anos, em grupos de usuários de 11 a 16 anos: 14% receberam mensagens de ódios de pessoas ou grupo de pessoas; 10% encontraram formas de emagrecer, a ponto de ficarem doentes; 9% falaram e compartilharam experiências sobre o uso de drogas; 3% viram ou leram sobre formas de cometer suicídio; 23% tiveram contato pessoal, ou seja, marcaram encontros com pessoas que não conheciam antes; Portanto, é necessário o estabelecimento de regras para o uso da internet com seus filhos. Algumas dicas e cuidados que os pais devem ter com os filhos na internet são:
Orientação e diálogo permanente com os filhos, é a dica principal e mais eficiente.
Se não souber utilizar o computador, aprenda junto com a criança ou adolescente, pois assim poderá observar o que fazem na internet.
Oriente a criança que: Jamais divulgue ou coloque informações e dados em sites de relacionamentos, como número de telefones, endereço da casa ou escola ou aceitem convites para encontrarem amigos virtuais; Não divulgue a agenda em sites de relacionamento, que possibilitem pessoas maldosas de identificar onde estão ou estarão;
Proíba a criança de ligar a webcam e enviar fotos para pessoas desconhecidas, mesmo que a considere um amigo virtual.
Não postem fotos com roupas de banho ou inapropriadas para a idade, pois estas fotos podem ser utilizadas em sites de pedofilia e prostituição infantil;
Acompanhe as amizades dos seus filhos, instrua-o a contar com quem conversou, o que conversou, mostre-se preocupada e converse muito com ele.
Estimule seu filho a navegar em sites interessantes e apropriados para a idade, assim eles esquecem que existem somente sites de relacionamentos na internet.
Espionar e gravar tudo pode ferir a confiança e a privacidade de seu filho, então deve ser evitado.
Ensine que não devemos acreditar em tudo e nem em todos pois existem pessoas mal-intencionadas.
Pais, escolas e órgãos públicos tem a responsabilidade de orientar, conscientizar e colaborar para um bom uso da internet entre as crianças e adolescentes. Estar atentos e alertas é um dos principais cuidados que os pais devem ter para evitar problemas sérios e riscos para a criança no uso da internet.